(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Preparando-se para o final

Acaba de ser lançado o Registro Nacional de Testamento Vital (Rentev), a primeira plataforma online no país que permite que usuários cadastrem seu testamento vital, um documento onde são expressas as vontades do paciente em caso de doenças terminais.
O Rentev foi criado pela advogada e doutora em ciências da saúde Luciana Dadalto, com recursos próprios. Com a ausência de legislação específica sobre o modelo de testamento vital ou a melhor forma de armazená-lo, o Rentev se apresenta como uma boa alternativa para aqueles que querem deixá-lo registrado e acessível no momento de necessidade. O site já conta com mais de 20 registros.
A preocupação com o final de vida vem fazendo com que muita gente queira formalizá-lo em cartório, embora isso não seja necessário. Segundo dados da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec) obtidos pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB), até agosto deste ano, 505 pessoas registraram testamentos vitais em tabelionatos de notas. O número já bate o total do ano passado, quando se formalizaram 475 deles, e é cem vezes maior que o de 2009, quando foram apenas cinco atos lavrados em todos o país. São Paulo é campeão em número de testamentos vitais em 2014, com 252 registros.
Para acessar o Rentev, visite: www.testamentovital.com.br.
Fonte: Folha de S. Paulo e O Globo