(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Primeira edição da Virada da Maturidade tem apoio da SBGG-SP

VIRADAFalta apenas um mês para a primeira edição da Virada da Maturidade, que será realizada em São Paulo entre 1 e 4 de outubro, com foco na valorização da experiência e sabedoria dos idosos. A SBGG-SP é uma das apoiadoras da iniciativa pioneira.
O objetivo do evento é destacar a qualidade de vida por meio da expressão das pessoas com mais de 60 anos, que terão oportunidade de mostrar seus talentos e produções como artistas, pensadores, poetas e atletas. É exatamente esse diferencial que se pretende conferir à iniciativa: a ação do idoso como protagonista no evento e na sociedade. Para isso, toda a programação terá a participação de pessoas maduras.
Segundo Fernanda Gouveia, psicóloga e idealizadora da iniciativa, a Virada da Maturidade pretende trazer um novo olhar sobre o processo de envelhecimento.
“Estamos promovendo uma virada, que é um grande evento de agito cultural para os idosos e suas famílias, e isso é muito importante para a sociedade. Visitantes de qualquer idade terão a oportunidade de se aproximar da sabedoria que os idosos oferecem e participar de atrações culturais, atividades vivenciais e debates ligados ao tema da maturidade. Além disso, será uma oportunidade para colocar em pauta questões prioritárias do idoso e reflexões sobre o bem envelhecer”, enfatiza.
Apoio
Ciente da importância do evento em estimular e possibilitar ao idoso o acesso à cultura e lazer como parte do envelhecimento ativo, a SBGG-SP participa da Virada da Maturidade como conselho científico, responsável pela análise das ações que ocorrerão em instituições parceiras.
“A atual gestão da SBGG-SP tem se preocupado não somente em apoiar o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico, mas também em ter um papel mais presente na sociedade, estimulando iniciativas e cooperando com ações que favoreçam um envelhecimento ativo e com qualidade de vida”, explicou Renata Nogueira Salles, presidente da instituição.
“Esperamos cada vez mais incentivar os idosos a se manterem participativos na sociedade, exercitando suas possibilidades e aproveitando os momentos de lazer e de cultura, sendo protagonistas da sua própria vida. Além disso, pretendemos agregar novos parceiros na promoção do envelhecimento ativo”, continuou.
Para Fernando Seacero, idealizador da iniciativa, psicólogo e empresário da área de aprendizagem de adultos, a parceria com a SBGG-SP foi fundamental na construção do programa. “A experiência desses profissionais foi essencial para a criação de palestras e workshops sobre a maturidade, envelhecimento ativo e produtividade do idoso”, disse.
Estima-se a presença de um público de mais de 15 mil pessoas na programação, que se divide em dois dias iniciais com palestras em universidades, instituições de saúde e museus de São Paulo. Os dois dias finais contarão com atividades sociais, físicas e culturais, que ocorrerão no Parque da Água Branca e no MUBE.