(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Saúde bucal em idosos

Couple in bathroom with woman brushing her teethOs idosos têm um risco especialmente alto de infecções bucais e dentárias e das complicações que podem surgir com esses problemas. A perda de dentes, causada principalmente por infecções, não apenas leva a alterações na aparência, mas também pode dificultar a mastigação de certos alimentos, comprometendo a nutrição. A perda completa de todos os dentes já não é tão comum, mas se torna mais frequente à medida que envelhecemos.
Praticar uma boa higiene bucal, usar tratamentos com flúor e obter atendimento odontológico regular reduz as infecções bucais e suas complicações. Um artigo recente publicado no Journal of the American Geriatrics Society oferece uma visão geral útil da saúde bucal para idosos, além de dicas para manter os dentes e a boca em boa forma. Os destaques do artigo estão resumidos aqui.
Sabe-se que problemas de saúde bucal são mais comuns com o aumento da idade – e há uma conexão entre o aumento da idade e a cárie dentária. De fato, observa-se que as cáries dentárias ocorrem em idosos quase duas vezes mais do que em adultos mais jovens.
A prevalência de doença gengival, ou periodontite, também aumenta à medida que envelhecemos. Até 64% dos adultos mais velhos nos EUA têm periodontite moderada ou grave, em comparação com menos de 38% dos jovens. As cáries e a periodontite contribuem para a perda dentária.
Quando os dentistas tratam os dentes e outras estruturas na boca, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea. Essas bactérias nocivas podem viajar pelo corpo e potencialmente infectar os implantes corporais, incluindo articulações artificiais e válvulas cardíacas de substituição. Se você tem problemas de saúde bucal, mesmo escovar os dentes pode liberar bactérias na corrente sanguínea.
A coisa mais importante que você pode fazer para prevenir infecções é manter uma boa higiene bucal. Todos os idosos devem ter cuidado com sua saúde bucal. Os idosos com articulações artificiais e válvulas cardíacas artificiais precisam ter cuidado extra. No entanto, a maioria dos pacientes com articulações artificiais e válvulas cardíacas não precisa de antibióticos antes de realizar um procedimento odontológico.
Seu dentista deve perguntar sobre desconforto oral ou dor de dente durante suas visitas. Ele também deve perguntar sobre sintomas de boca seca, pois saliva reduzida e boca seca aumentam o risco de cárie dentária. Se você tiver boca seca, verifique com seu médico se algum dos medicamentos que você está tomando pode estar piorando a boca seca.
A seguir você confere uma lista de recomendações para manter uma boa saúde bucal.
– Não fume ou mastigue tabaco.
– Não use medicamentos que reduzam a produção de saliva, se possível. (Peça mais informações ao seu médico.)
– Não coma alimentos com alto teor de açúcar, especialmente alimentos pegajosos ou doces com alto teor de açúcar.
– Mastigue balas sem açúcar ou chiclete contendo xilitol para estimular a produção de saliva, especialmente se você tiver sintomas de boca seca.
– Marque uma consulta com um dentista se tiver sintomas de boca seca crônica.
– Escove os dentes todos os dias com uma pasta de dente com flúor.
– Use uma escova de dentes elétrica ou a bateria, principalmente se tiver problemas para pensar ou tomar decisões (ou se você se importa com alguém que vive com essas preocupações).
– Fio dental todos os dias. O uso de porta-fio dental pode ser útil para pessoas com mãos rígidas.
– Pergunte ao seu dentista sobre lavagens com boca com flúor com prescrição e vernizes com flúor, se você tiver um histórico de cárie dentária.
– Pergunte ao seu dentista sobre o uso de um enxaguatório bucal contendo clorexidina se você tiver doença gengival ou estiver em risco de doença gengival.
– Todos os idosos devem ter uma limpeza dentária realizada por um higienista dental e uma avaliação de saúde bucal pelo dentista pelo menos duas vezes por ano.
– Se você tiver válvulas cardíacas de substituição ou articulações protéticas, precisará ser particularmente cuidadoso com sua higiene bucal para evitar o risco de infecções graves.
– Pergunte ao seu médico ou dentista sobre as medidas que você deve tomar antes de limpar os dentes ou se submeter a qualquer procedimento odontológico.
– Lembre-se de que uma boa higiene dental é uma parte importante do envelhecimento saudável. Não há substituto para escovar os dentes após cada refeição e usar fio dental todos os dias.