(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

SBGG-SP na caminhada pelo Alzheimer

memoryA Memory Walk é um evento que acontece anualmente em mais de 600 comunidades pelo mundo – em alguns lugares com o nome de Walk to end Alzheimer’s. No Brasil, aconteceu pela primeira vez este ano, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com apoio científico da SBGG-SP e com organização da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer). “Faz parte dos objetivos da SBGG-SP apoiar e participar de eventos como esse que trazem um cunho científico importante e, ao mesmo tempo, trabalham a conscientização junto à sociedade”, diz Luciane Soares, presidente da Gerontologia da SBGG-SP e que esteve presente à caminhada.
No dia 24 de setembro, os participantes puderam, além de realizar a caminhada, conferir atrações circenses e palestras voltadas para tirar dúvidas e desmistificar a doença de Alzheimer. “Uma equipe multidisciplinar explicou os sinais de alerta para desenvolvimento de quadros de demência. Também orientou sobre as outras abordagens possíveis de tratamento complementares à medicação, como as diversas terapias”, conta a representante da SBGG-SP.
A proposta de ser uma caminhada também teve o objetivo de alertar a população sobre a importância do exercício físico. “Estudos mostram que caminhar 8 km por semana estimula o fluxo sanguíneo e tem efeito protetor sobre o cérebro, retardando os declínios cognitivos”, explica Luciane.  Graças ao sucesso da iniciativa brasileira, a presidente da Gerontologia da SBGG-SP acredita que no próximo ano ela deve se repetir.