(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

No Dia dos Pais, dicas de saúde para seu melhor amigo

dia_pais_editNeste Dia dos Pais, foque na saúde física e mental! Repasse ao seu pai essas dicas da geriatra Ana Laura de Figueiredo Bersani, diretora da SBGG-SP:
1) Visite seu médico regularmente
Mesmo que você não sinta nada, passe em consulta médica, de preferência com seu geriatra, ao menos uma vez por ano, para acompanhamento e inclusive para prevenção e preparo para o envelhecimento ativo. E se ficar doente, procure-o também.
2) Só tome remédios com prescrição médica
Além disso, sempre que for ao médico, leve a lista completa de medicações que você toma, mesmo aquelas que você compra na farmácia sem receita. Isso porque quanto mais anos você vive e mais remédios toma, maior a chance de você ter efeitos colaterais e interações medicamentosas.
3) Fique em dia com as vacinas
Consulte seu médico se sua vacinação está atualizada para gripe, pneumonia, herpes zoster e tétano.
4) Use protetor solar
Conforme a pele envelhece, mais suscetível fica a danos causados pelos raios solares, aumentando o risco para câncer de pele. Use filtro solar o ano todo e, como proteção adicional, um boné ou chapéu nos dias mais ensolarados.
5) Diminua seus riscos de queda e fratura
A osteoporose não acomete apenas mulheres. Fique atento à saúde óssea. Exercícios físicos como levantamento de peso, caminhada e corrida ajudam a fortalecer também os ossos. Procure locais onde possa fazer exercícios que, além de aumentarem a força, trabalhem o equilíbrio e a flexibilidade. Mexa-se com regularidade e com orientação adequada.
6) Preocupe-se com uma alimentação saudável
As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil – cerca de 29% do total de óbitos. Mantenha uma alimentação equilibrada e mantenha baixos seus níveis de LDL – o chamado colesterol ruim.
7) Mantenha vida intelectual e social ativas
Aprenda sempre coisas novas: isso faz bem para a saúde do seu cérebro. Mantenha os amigos por perto e afaste a depressão.