(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Síndrome de Down na geriatria

Down-syndrome karyotype, male, labeled. Trisomy 21. 3D illustrationPessoas com Síndrome de Down estão chegando à velhice. A longevidade é um fenômeno recente, mas que deve ganhar amplitude, já que melhores cuidados têm sido oferecidos. Atualmente, a expectativa de vida dessa população supera os 60, segundo o endocrinologista pediátrico Aleksandro Ferreira, especialista em Síndrome de Down e um dos médicos do Elo21,  equipe interdisciplinar que presta atendimento a pessoas com Down em clínica na Vila Mariana.
O envelhecimento na síndrome de Down ainda tem peculiaridades – os sinais do envelhecimento são precoces e surgem já a partir dos 40 anos, assim como a menopausa precoce e as tireoidopatias.
Essa nova realidade transforma a maneira como os médicos e profissionais da saúde precisam se preparar para lidar com esse público. Por um lado, os pediatras são os que mais entendem do Down, mas não de idosos. Por outro, os geriatras têm ainda, em geral, pouco conhecimento sobre as particularidades dessa síndrome.
Por esse motivo, a SBGG-SP e a Elo21 estão firmando uma parceria para promover os estudos entre as áreas e a produção de material para geriatras sobre a Síndrome de Down. Marco da parceria será o evento promovido pela equipe da Elo 21 hoje, 21 de março, data de conscientização sobre o Down, com participação da geriatra Maisa Kairalla, presidente da SBGG-SP.
Elo21
O Elo21 é uma associação sem fins lucrativos formada por médicos e outros profissionais da área da saúde especializados no atendimento a pessoas com Down. Sua criadora foi a geneticista Carla Franchi Pinto. Os atendimentos pagos são realizados em uma clínica na Vila Mariana e o dinheiro é revertido para o atendimento a crianças carentes com Down no ambulatório da Santa Casa de São Paulo.
O grupo já lançou um aplicativo – disponível no site  – para contribuir nos cuidados de saúde para os pacientes e seus familiares. Ele tem a função agenda, que ajuda os pacientes adultos a lembrarem o dia da consulta, reunir imagens de exames e receitas, entre outras funcionalidades.
 
Para saber mais sobre Síndrome de Down e geriatria, leia aqui.