(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Você conhece seus fatores de risco para osteoporose?

banner osteoporose 1Mais de 10 milhões de brasileiros têm osteoporose, segundo a Organização Mundial da Saúde, ou cerca de 5% da população. Entre os idosos, além da dor, dificuldades de locomoção e piora da qualidade de vida, o principal prejuízo da fragilidade óssea é o alto risco de fratura provocada por quedas. A cada ano, são registrados um milhão de fraturas osteoporóticas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Além da idade como fator de risco, a doença é mais comum entre mulheres pós-menopausa (acima dos 50, atinge uma a cada três mulheres e um em cada cinco homens) e pessoas com vida sedentária e fumantes, entre outros.
Embora a doença seja bastante conhecida entre os profissionais da saúde, ainda não são todos os médicos que abordam o tema em seus consultórios. Segundo pesquisa da campanha Firme e Forte Osteoporose, da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), 56% das entrevistadas acima dos 45 anos contaram que seu médico já abordou o tema ao menos uma vez em consulta. Dos médicos, 39% eram clínicos gerais, 19% ginecologistas e 18% ortopedistas.
A International Osteoporosis Foundation quer, na data de 20 de outubro, Dia Internacional de Conscientização sobre a Osteoporose, conclamar a população em geral para que conheça seus fatores de risco e que procure seu médico para conversar sobre eles. Para isso, lançou um vídeo em que aborda aspectos gerais da doença. Assista aqui: