(11) 3107-6119
sbgg-sp@sbgg-sp.com.br

Voluntariado pode trazer benefícios para a memória entre idosos

senior-volunteerUm novo estudo mostrou que o voluntariado regular ao longo do tempo pode ter benefícios para idosos. O estudo foi publicado no Journal of the American Geriatrics Society.
Voluntários idosos podem ajudar a resolver muitas necessidades da comunidade. Este estudo mostra que idosos que se dedicam ao voluntariado desfrutam, por exemplo, de uma melhor saúde física e emocional e tendem até mesmo a viver mais do que os não-voluntários.
Neste novo estudo, pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona (EUA) analisaram informações coletadas de mais de 13 mil pessoas com 60 anos ou mais entre 1998 e 2012. No início da pesquisa estudo e em intervalos de dois anos, a equipe perguntou aos participantes se eles tinham feito trabalho voluntário para organizações religiosas, educacionais, de saúde ou outras instituições de caridade, alguma vez nos últimos 12 meses.
Os investigadores testaram a capacidade dos participantes para lembrar, aprender, se concentrar e tomar decisões. Os participantes foram questionados se eles fumavam, se exercitavam ou tinham problemas para exercer atividades diárias comuns. Os pesquisadores também coletaram informações sobre a saúde física dos participantes e checaram se eles tinham sintomas de depressão.
Depois de analisar a informação recolhida ao longo do período de 14 anos, os pesquisadores relataram que os idosos que se voluntariaram – mesmo numa única ocasião no tempo –  apresentaram uma diminuição do risco de desenvolver problemas cognitivos, mesmo com outros fatores de risco para deficiência cognitiva, tais como tabagismo ou sedentarismo.
As pessoas que praticavam o voluntariado regularmente reduziram as suas chances de desenvolver problemas cognitivos em 27%.
Os investigadores enfatizaram a necessidade de mais estudos sobre os benefícios do voluntariado para idosos. Segundo eles, estudos específicos examinando a razão por que o voluntariado reduz o risco para problemas de memória seriam particularmente úteis. Os pesquisadores também sugeriram que profissionais de geriatria e gerontologia poderiam considerar escrever “prescrições para voluntariado” para idosos sob seus cuidados.
“Os benefícios do voluntariado vão além da saúde física e emocional. O voluntariado ajuda as pessoas a preservar sua memória e sua capacidade de pensar e tomar decisões à medida que envelhecem. Além disso, nosso estudo mostra que, mesmo para idosos que nunca se apresentaram como voluntários, começar a se envolver no voluntariado também mostra benefícios positivos ao longo do tempo”, disse o co-autor Frank J. Infurna, PhD, Professor Assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Arizona.
Traduzido de Health in Aging