A automedicação é um problema grave no Brasil. A facilidade em obter informações na internet e/ou com pessoas próximas amplia ainda mais o uso indiscriminado de medicamentos sem o conhecimento de um médico.
Mas esse ato pode colocar sua saúde em risco. Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), o uso inapropriado de medicamentos é uma das maiores causas de intoxicações em nosso país. Ainda, a cada ano morrem em média 20 mil pessoas vítimas da automedicação, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma). Por isso, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é tão importante, para conscientizar e alertar as pessoas sobre o uso correto dos medicamentos e o respeito à prescrição médica, a fim de evitar efeitos colaterais e riscos à saúde.
Siga nossas dicas:
- Respeite a prescrição médica: siga à risca as orientações do seu médico;
- Organize os horários dos seus medicamentos: faça uma tabela ou peça ajuda para criar alarmes no celular;
- Fique de olho nas reações adversas: ao notar qualquer alergia ou alteração durante o uso de uma medicação, informe ao médico;
- Não se automedique: tomar remédios sem conhecimento pode ser perigoso para sua saúde – há risco de interação medicamentosa, intoxicação, entre outros.
Leia também: 5 fatores que podem atrapalhar seu sono