GERP.17: Minicurso sobre atenção domiciliar
- Jean Carlo Freitas
- 16 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Os serviços de atenção domiciliar são voltados aos idosos com dificuldades clínicas ou sociais para acesso aos serviços tradicionais de saúde. Embora ainda não seja uma política federal, algumas prefeituras e instituições de ensino oferecem a modalidade, que tem tudo para crescer.
“Propusemos o tema da atenção domiciliar como minicurso porque é um modelo de atendimento que tem se fortalecido. Precisamos preparar os profissionais da saúde para atuar nesse sentido e também para discutir as estratégias de saúde envolvidas”, explica a assistente social Naira Dutra Lemos, presidente da Comissão Científica em Gerontologia do GERP.17 e coordenadora desse minicurso.
Os temas apresentados serão a interdisciplinaridade nesse tipo de atendimento, a aplicação da AGA (avaliação geriátrica ampla), adaptação do ambiente familiar que facilite os cuidados com o idoso, fisioterapia no domicílio e alterações visuais.
“Os palestrantes e debatedores são profissionais com conhecimento em atenção domiciliar ou nos aspectos que envolvem o envelhecimento”, diz Naira. Entre eles estão médicos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e ainda uma promotora de Justiça do Idoso (confira a programação abaixo).
“O minicurso será voltado para profissionais que já atuam na área do envelhecimento e que tenham perspectiva ou já trabalhem em programas de atenção domiciliar”, diz Naira.
Programação:
Moderadora: NAIRA DUTRA LEMOS (Brasil/SP)
Interdisciplinaridade e Assistência Domiciliar: um caminho comum Palestrante: Assistente social NAIRA DUTRA LEMOS (Brasil/SP)
AGA no domicílio: o que devemos observar e priorizar? Palestrante: geriatra LUCIULO MELO (Brasil/PE)
Adaptação do ambiente familiar facilitando os cuidados e garantindo segurança Palestrante: terapeuta ocupacional MARIELA BESSE (Brasil/SP)
Intervalo
4. Fisioterapia: possibilidades de intervenção no domicilio
Palestrante: fisioterapeuta CAROLINE FERREIRA SALADINI (Brasil/SP)
Alterações visuais: como identificar? Palestrante: oftalmologista MARCELA CYPEL (Brasil/SP)
Caso clínico Debatedor: geriatra EDUARDO CANTEIRO CRUZ (Brasil/SP) Debatedora: assistente social LETÍCIA ANDRADE (Brasil/SP) Debatedora: promotora de Justiça CLAUDIA MARIA BERE (Brasil/SP)






Comentários